Como Instalar um Motor de Popa

Postado por Administrador - 22 de novembro de 2012 - Dicas - Sem Comentários

Como Instalar um Motor de Popa

Como Instalar um Motor de Popa

Como Instalar um Motor de Popa

Se você está construindo um barco a partir do zero ou convertendo um barco que usa motor central (ou motor interior) para ser executado em um barco que usa motor exterior, você será obrigado a instalar um motor de popa. Motores de popa são melhores para manobras através de pequenos rios e córregos.

O processo para instalá-los é muito simples, necessitando apenas de um pouco de espaço, tempo e materiais. Se você está construindo o seu próprio suporte do motor de popa ou o seu motor próprio, então o processo pode vir a ser mais difícil.

ADVERTÊNCIA

Nunca sobre-dimensione o motor de popa, usando um motor com potência maior que a indicada para a sua embarcação. Toda embarcação tem uma placa de identificação com essa informação. Caso sua embarcação não a tenha, consulte o seu fabricante.

INSTALAÇÃO DO MOTOR

A escolha da altura da rabeta do motor é importante para um bom desempenho. Uma rabeta de tamanho menor que o recomendado resulta em cavitação de hélice, perda de potência e aquecimento no motor . Uma rabeta de tamanho maior que o recomendado resulta em perda de rendimento por resistência à água e aumenta seu consumo de combustível. Assegure-se de que o espelho do motor e o fundo da embarcação estejam entre 0 a 2,5 cm.

 

CENTRAR O MOTOR

Centrar o motor de modo que este esteja em perpendicular à fixação da rabeta (espelho da popa ou tábua ) e repartir lateralmente meio a meio da popa da embarcação, fixando na tábua com os parafusos de fixação. Caso não esteja devidamente apertada, tenderá a inclinar a rabeta durante o uso.

PRECAUÇÃO
- A vibração do motor poderá desapertar os parafusos de fixação, portanto verifique periodicamente o aperto dos mesmos.
- Por precaução, passe uma corda ou cabo em um fixador da embarcação (ver figura).

RETIRADA DO MOTOR
Para retirar o motor de popa, inverta a operação de instalação. Mantenha o motor sempre em nível mais alto do que a rabeta, a fim de permitir que escorra a água nela contida.

PRECAUÇÃO
Não deixe que a unidade de força do motor de popa fique abaixo de sua rabeta durante o transporte ou armazenamento, para não permitir a entrada de água ou umidade no interior do motor, causando-lhe dano.

SELEÇÃO E INSTALAÇÃO DA HÉLICE
Seleção da hélice
É essencial usar uma hélice em seu motor de popa que seja apropriada e adequada às caraterísticas do conjunto motor/embarcação. A velocidade da embarcação e a potência absorvida dependem de uma boa escolha da hélice que utiliza.

PRECAUÇÃO
- A instalação de uma hélice com um passo maior ou menor causará dano ao motor. A faixa de rotação permitida do motor é 4.600 a 5.400 rotações por minuto.

INSTALAÇÃO DA HÉLICE
ADVERTÊNCIA
- Ao montar ou desmontar a hélice, desconecte primeiro o cabo de vela, para assegurar-se de que não ocorra uma partida involuntária do motor.
- Previna-se para não se cortar com as pás da hélice. Para tanto use um pedaço de madeira para calçar entre as pás e o espelho da rabeta, e use luvas.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.